Rua Estéfano Raulik, 14, Santo Inácio - Curitiba/PR. CEP 82.010-540
41 3372-2366
wagner@printville.com.br

Como planejar a identidade visual do seu negócio!

dezembro 6, 2019

Começar a identidade visual de uma marca ou negócio sempre é uma tarefa difícil para quem nunca trabalhou com essa tarefa. Como combinar cores? Que tipo de letra? Inserir ou não símbolos? São perguntas iniciais que todo trabalho deve começar e são complicadas de responder.

Mas hoje, neste post do blog da PrintVille, vamos te ajudar com um guia básico para você começar a sua identidade visual.

Antes de começar, vamos bem do início: você sabe o que é comunicação visual? Ela engloba tudo que se beneficia de elementos visuais, estamos falando de logo, panfletos, placas de lojas, banners, design de embalagens, comunicação interna de uma loja, para transmitir alguma mensagem ao cliente. Não precisa nem falar que uma comunicação visual bem feita converte e funciona muito melhor que um simples texto descritivo.

Agora vamos a algumas dicas interessantes para você seguir antes de começar a desenvolver a sua!

Definição e simplificação

Aqui está o ponto chave, ninguém conhece melhor o seu negócio que você, por isso, pensar o que deseja para a sua marca é importantíssimo: saber o que vai oferecer, quais os diferenciais e quem é o seu público, são perguntas que devem estar na ponta da língua.

A partir disso, não deixe se levar pela empolgação de querer usar tudo o que gosta ou acha que vai combinar com a sua identidade visual, extravagância não vai te ajudar na hora de definir seus elementos, a não ser que o seu mercado e público-alvo tenham essas características.

A ordem agora é simplificar. A onda minimalista que se faz cada vez mais presentes no design e comunicação pode te ajudar nessa hora.

Coerência

Definiu sua ideia de logo e elementos que fazem parte da sua comunicação? Siga com eles até o final e em todas as peças e materiais que vai usar para compor seu conjunto visual.

Informe-se sobre formatos

Qualquer material que você quiser usar para divulgar a sua marca tem as suas características e finalidades. Voltando ao seu conhecimento de negócio, você precisa pesquisar sobre como usar cartazes, banners, faixas, placas ou panfletos para atingir os seus públicos e acima de tudo saber quais serão os mais eficazes. De nada vai adiantar você gastar sua verba produzindo um tipo de material que não vai ser útil.

Dentro desse ambiente, pesquisar sobre tipos de impressão, materiais usados e tamanhos pode te ajudar a economizar e fazer uma peça mais eficaz.

Layout

Como dito acima, cada material tem as suas especificidades, para cada tipo de divulgação, existe um layout que funciona melhor em cada ocasião. Siga padrões já existentes para cada peça e respeite o que definiu como ponto de partida da sua comunicação e, assim, desenhe layouts modernos e atrativos de acordo com as características do seu negócio e do seu público.

Aposte no marketing

Já não é mais recomendável que um negócio se baseie no boca a boca para ser conhecido pelo seu público, em algum momento você vai ter que apostar no marketing e por mais que você ache que seja muito caro, a internet pode te ajudar. Com uma identidade visual bem feita, sua divulgação vai se tornar mais forte e com autoridade, já que você vai demonstrar para o seu público como a sua empresa é organizada e estruturada.

Acima de tudo, não queira fazer as demandas sozinho, perguntar opinião, pedir sugestão, pode te ajudar a visualizar um caminho ou alguma solução que não estava tão nítida. E, quando puder, consulte um profissional ligado a esses serviços, principalmente, com questões técnicas de impressões e materiais, muitas novidades podem aparecer no caminho que vão te ajudar em definições e ideias.

Quando precisar de uma consultoria reconhecida e especialista em identidade visual, pode contar com a PrintVille: somos especialistas em impressão e sinalização. Para grandes ideias, imprimimos em grandes formatos. Alta tecnologia na geração de qualidade profissional com os melhores resultados. Somos apaixonados pelo nosso trabalho e temos uma equipe qualificada, sempre buscando as melhores soluções para a comunicação visual dos nossos clientes.