Rua Estéfano Raulik, 14, Santo Inácio - Curitiba/PR. CEP 82.010-540
41 3372-2366
wagner@printville.com.br

Personalização de frota: dicas para fazer em seus carros!

maio 5, 2020


Imagine os carros de sua frota trabalhando e ao mesmo tempo divulgando a sua marca e produtos ou serviços. Seria fantástico, não? A boa notícia é que é possível fazer isso: com a personalização de veículos você pode colocar o seu negócio em vários lugares ao mesmo tempo. Quer um diferencial para sua marca? Aqui está um.

Mas para implementar esta forma de divulgação, alguns cuidados e ações devem ser tomados. Modificações em automóveis devem ser feitas com cuidado e não podem desrespeitar as normas que estabelecem os diversos tipos de modificações veiculares. Abaixo, listamos algumas dicas importantes para todo gestor de frota que deseja personalizar os seus veículos e não fugir das leis e normas de trânsito.

 

Autorização do Detran

Aqui, vale fazer uma lista: coloque todas as mudanças que deseja fazer na frota no papel e verifique quais delas necessitam de autorização do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado. Muitas das alterações entram no novo documento emitido para o automóvel.

O artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) expõe que “nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica”. Caso desrespeitadas estas normas, conduzir veículos modificados sem a autorização pode gerar multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.

Alterações mecânicas necessitam uma volta ao Detran, no final do processo, para gerar outro número do CSV e registro de licenciamento.

 

Novas cores

Você pode adesivar ou até mudar as cores originais do carro com uma pintura ou envelopamento em vinil adesivo. Se uma alteração de cor cobrir mais de 50% da superfície do veículo, também será necessário alterar o documento do carro junto ao Detran.

 

Como envelopar cada carro

Continuando o assunto acima: se a cor escolhida for igual a original não precisa de autorização para fazer o processo no veículo inteiro. Você também pode planejar um envelopamento parcial que chegue no máximo a 49% do automóvel, assim evita gastos maiores com o procedimento e o custo e desgaste de ter que ingressar no Detran com os pedidos necessários. Pensando em vários veículos pode ser um diferencial na sua gestão de orçamentos.

 

Adesivos

 Se quiser uma forma mais barata de personalizar a sua frota, pode investir nos adesivos, que não necessitam de autorização, mas você precisa estar atento a alguns detalhes: qualidade do material usado e capacidade dos profissionais que vão realizar o processo são fundamentais, assim, você garante boa visualização e leitura das informações e facilidade para retirar os adesivos, sem danificar o veículo, quando necessitar. Se optar por adesivos vinílicos, escolha os automotivos, mesmo que sejam mais caros.

 

Modificações mecânicas

Se decidir realizar alguma modificação mecânica, fique atento, muitas alterações necessitam de autorização especial do Detran e vistoria do INMETRO para garantir a segurança das intervenções.

A sua frota é terceirizada? Não se preocupe, converse com a operadora, ela deve se encarregar de providenciar essa personalização para a sua empresa.

Mas se você for o responsável pela personalização, pode contar com a PrintVille: somos especialistas em impressão, sinalização e personalização de frotas. Para grandes ideias imprimimos em grandes formatos. Usamos alta tecnologia na geração de qualidade profissional com os melhores resultados para a comunicação visual dos nossos clientes.