Rua Estéfano Raulik, 14, Santo Inácio - Curitiba/PR. CEP 82.010-540
41 3372-2366
wagner@printville.com.br

Como escolher a cor certa para o seu negócio!

junho 9, 2020

Existe um fato muito importante na hora da percepção de uma marca pelo cliente que é identidade e imagem visual do seu negócio. As figuras, artes e imagens que vão representar uma empresa precisam ser muito bem escolhidas, e para chegar nesta definição, um dos pilares é o acerto com as cores a serem usadas nesta concepção.

A partir deste ponto, começam a criação de logotipo, peças de divulgação, imagens vetoriais e tudo o que mais vai se encaixar na sua estratégia de comunicação. Mas para partir do ponto de início, é necessário entender o espírito do negócio que está começando e do público-alvo.

Um fator preponderante que você deve ter em mente é que a sua identidade visual precisa ter um padrão muito bem definido. Independentemente de onde for usada, formato e mídia. A unidade vai reforçar a autoridade e reconhecimento da sua empresa no mercado e na lembrança das pessoas.

O primeiro padrão que vai ser visível em todas as peças serão as cores selecionadas. Aqui já há um trabalho muito importante, logo no começo: as cores representam cada necessidade ou desejo dos clientes. Se você acha que os logos mais famosos tiverem as cores escolhidas porque quem fez gostava mais, está muito enganado. Usar as cores que representam a fatia de mercado em que atua, pode ser um agente muito útil na hora de se divulgar.

Vamos te passar um guia da psicologia das cores para você utilizar na avaliação dos tons da sua marca:

  • Azul: traz a percepção de serenidade e universalidade e tem sua ligação com confiança, responsabilidade e segurança. Até por isso é a cor preferida de muitos negócios;
  • Vermelho: ligada a força, sensualidade, paixão e agressividade, vermelho estimula reações cerebrais e corporais, um exemplo, a aceleração dos batimentos cardíacos;
  • Verde: saúde e natureza são os temas mais ligados aos tons de verde;
  • Amarelo: a relação é a mais clara possível, o elemento mais forte que existe, o sol. Assim, calor, alegria, otimismo e claridade são os pontos passados com essa cor;
  • Laranja: exuberância, diversão e vitalidade, por isso, é cor utilizada para muitos negócios ligados a crianças;
  • Roxo: como mistura do azul com o vermelho, tem a tranquilidade do azul com a força do vermelho. Assim, mistura-se sofisticação, espiritualidade e mistério;
  • Rosa: a primeira impressão é a ligação com o feminino. Nesta cor específica, os tons fazem diferença: tons fortes de rosa trazem diversão, juventude e energia. Os mais claros são para românticos;
  • Marrom: esta cor tem dois lados e por isso, o seu uso deve ser muito estudado: se por um lado é ligado a durabilidade e estabilidade, por outro pode ser relacionado à sujeira e negatividade;
  • Preto: o mesmo do marrom, usada corretamente, tira o peso negativo, vinculado com temas de morte, e traz seriedade, sofisticação e elegância;
  • Branco: a cor mais básica que existe, por ser clean, combina com todas as outras. Remete à simplicidade, clareza e pureza.

Para te ajudar na escolha de cores, esse estudo pode ser interessante: a comunidade virtual COLOURlovers reuniu os logotipos das 100 maiores empresas da

internet e os categorizou por grupos de cores que usavam e as mais usadas foram azul e vermelho.

Com as cores definidas, você já pode ir para o próximo passo que é conceituação da sua identidade visual e produção de materiais. Para essa fase, pode contar com a PrintVille. Somos especialistas em impressão e sinalização. Para grandes ideias imprimimos em grandes formatos. Alta Tecnologia na geração de qualidade profissional com os melhores resultados para a comunicação visual dos nossos clientes.